Cafeína
Golpe do IR: veja os cuidados para não cair em armadilha
Receita Federal vem alertando para o golpe da restituição do Imposto de Renda (IR). E o Cafeína mostra o que fraudadores estão fazendo para aplicar o golpe do IR nos contribuintes.
A Receita Federal vem alertando para o golpe da restituição do Imposto de Renda (IR). E o Cafeína mostra o que fraudadores estão fazendo para aplicar o golpe do IR nos contribuintes com restituição do IRPF 2023 a receber.
Como a temporada da declaração do Imposto de Renda encerrou ao final de maio, os pagamentos dos lotes de restituição serão feitos até 29 de setembro, sendo este o quinto e último. E os contribuintes devem ficar atentos para evitar golpes nesse período.
Entre os mais comuns indicados pela Receita Federal está e-mails alegando erros nas declarações do Imposto de Renda. Os fraudadores utilizam ainda sigla “IRPF” no link e termos comuns utilizados pela Receita.
Também é solicitado que os destinatários cliquem em links suspeitos ou forneçam informações pessoais, alegando ser preciso corrigir supostos erros na declaração do IR. Porém, é através destas mensagens falsas que os criminosos podem obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes. Há casos de instalação de programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais das vítimas, segundo a Receita.
Veja neste programa como se proteger e não cair na armadilha.
Veja também
- Receita Federal abre consulta ao 2º lote de restituição do IR 2023
- Restituição do IR 2023: consulta ao 2º lote; veja quando sai e quem recebe
- Perdeu o prazo do Imposto de Renda? Veja como declarar com atraso
- Restituição do Imposto de Renda: como a Receita faz o cálculo?
- Último dia para enviar o IR 2023: o que acontece com quem não declara?