bwin

Siga nossas redes

Negócios

Sabesp: funcionários fazem greve contra privatização; ações caem

Desestatização da Sabesp é benéfica para investidores, diz especialista.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 minutos

  • Telegram
  • Flipboard
  • Google News

Funcionários da Sabesp(SBSP3) participam de uma greve nesta terça-feira (3) contra a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. O projeto de desestatização é uma promessa eleitoral do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A Sabesp é uma empresa de economia mista, com capital aberto e ações negociadas na bolsa de valores brasileira e na bolsa de Nova York, e que tem o governo de São Paulo como seu principal acionista e controlador.

Às 12h25, as ações da companhia registravam quedade 0,12%, sendo negociadas a R$ 60,43. A mínima do dia chegou a R$ 59,94.

Sabesp
Divulgação

A paralisação, que está prevista para durar 24 horas, também ocorre no Metrô e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). E os grevistas pedem que o governo de São Paulo cancele os estudos para o processos de privatização e faça plebiscitos sobre os projetos. Os estudos iniciais para a privatização da Sabesp já foram concluídos

Segundo o sindicato que representa os funcionários da Sabesp, 70% da categoria aderiu à greve, no entanto, os serviços essenciais foram mantidos como o fornecimento de água e tratamento de esgoto.

De acordo com a administração estadual, todos os sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos estavam operando regularmente nesta terça. A Justiça do Trabalho determinou que o Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto e Meio Ambiente mantenha 85% dos servidores em serviços essenciais trabalhando.

Quais os efeitos para os investidores?

Para o analista Hugo Queiroz, da L4 Capital, A greve não deve causar grandes impactos negativos para a empresa, no entanto, a privatização vai trazer benefícios para os investidores da companhia com a reprecificação das ações.

“O que vai dar suporte para que essa reprecificação ocorra é um ganho efetivo de produtividade, uma melhora da operação. A gente vai ver um ROI [retorno sobre investimento] subindo por efeitos de estrutura de capital, vai captar mais barato, em um prazo mais longo e eventualmente deve ter distribuição para dividendos mais pra frente.”

hugo queiroz, da L4 Capital

O analista ressalta que existe um espaço de custos que provavelmente vai ser otimizada com dívidas mais baratas e longas e uma rentabilidade maior, proporcionando ganho de capital, forte geração de caixa e yield atrativo.

Ele acredita que a privatização também irá trazer benefícios para a população com redução de tarifa.

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas 06/12/2022 REUTERS/Adriano Machado

O que diz o governo do estado

O governador Tarcísio de Freitas afirmou nesta manhã que a lei estabelece que processos de concessão, desestatização ou privatização têm que ser precedidos de audiências públicas e consultas à população.

“Existe o momento e o foro adequados para se manifestar no processo, para dar contribuições ou mostrar discordâncias. Mas a discordância não pode ser motivo de paralisação, de privação do cidadão, que está sendo privado de um serviço essencial, do seu direito de ir e vir. E por causa de uma pauta corporativa.”

governador de SP, Tarcísio de Freitas

O governador disse ainda que os estudos continuarão sendo feitos para que o melhor serviço seja prestado ao cidadão.

“Nós vamos continuar estudando esses processos para prestar o melhor serviço para o cidadão. Temos a convicção que a gente vai prestar o melhor serviço possível. Não é esse tipo de movimento egoísta, abusivo, ilegal que vai nos afastar do objetivo”, afirmou ele.

Veja também

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Boletim bwinBoletim bwin
ANÚNCIO PATROCINADOConfira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
Hidrogênio Verde
bwin Mapa do site