bwin

Siga nossas redes

Perfis

Martin Lorentzon

Martin Lorentzon

Descubra como o cofundador da empresa de streaming de áudio construiu a sua fortuna com Daniel Ek.

  • Telegram
  • Flipboard
  • Google News

Biografia de Martin Lorentzon


Quem é Martin Lorentzon

Sven Hans Martin Lorentzon é um empresário sueco, de 54 anos, e um dos fundadores do streaming de áudio Spotify e da Tradedoubler, negócio focado em marketing digital. 

Formação

O empresário nasceu na aldeia de Åsenhöga, região de Gnosjö, província de Småland, na Suécia, Suécia, em 1 de abril de 1969. É formado em engenharia civil (iniciou em 1990) e fez mestrado em ciências e engenharia pela Chalmers University of Technology. Pela mesma instituição ele recebeu o título de honoris causa. 

 

Em 1995 ele começou a fazer estágio na empresa de telecomunicações Telia, da qual, no futuro, faria parte do conselho. Logo depois o empresário decidiu se mudar para São Francisco, nos Estados Unidos, e começou a trabalhar na Alta Vista.

 

Uma vez no Vale do Silício, Lorentzon conheceu profissionais do setor de tecnologia e conseguiu trabalho na Cell Ventures, da área de investimentos. Foi lá que começou a nascer, em 1999, o primeiro negócio de sucesso do empreendedor, a Netstrategy, criado com Felix Hagnö, filho dos proprietários de uma marca que fabricava roupas, a Joy.

 

A Netstrategy foi pioneira: a primeira rede europeia a oferecer serviços de marketing digital de afiliados para anunciantes e editores. Em 2020 a empresa passou por uma grande mudança e foi batizada de Tradedoubler. 

 

A empresa logo se tornou comercialmente lucrativa. Em 2001, ganhou o prêmio sueco Guldmusen de “novato em TI do ano”; o prêmio Achievement Award, do Conselho de Comércio Sueco no Reino Unido, em 2002, para empresas suecas que tiveram mais sucesso no Reino Unido, e o prêmio sueco Export Hermes, em 2004, para a melhor empresa exportadora sueca.

Da Tradedoubler ao Spotify

Em razão do grande sucesso, a Tradedoubler abriu capital na Nasdaq de Estocolmo, em 2005. A partir daí começou a adquirir negócios menores. Um exemplo foi a Advertigo, de Daniel Ek. 

 

Começava uma grande parceria. Lorentzon vendeu as suas opções de ações da Tradedoubler por US$ 70 milhões e usou uma parte do montante para criar a Spotify, o serviço de streaming “contra a pirataria” que mudou a maneira como o mundo consome música. 

 

A minissérie Som na Faixa, que estreou em 2022, detalha como o Spotify nasceu e porque os sócios se estranharam. Daniel Ek pediu ao sócio Martin Lorentzon que deixasse o cargo. 

 

Ek achava que a presença de Lorentzon, considerado excêntrico e “selvagem”, estava prejudicando a reputação do Spotify. Ele provavelmente tinha TDAH e o comportamento por vezes deixava o amigo em situações difíceis. Lorentzon se foi, mas não sem desejar o melhor para Daniel Ek. Mas Lorentzon continuou como membro do conselho. 

Em entrevistas, Ek eLorentzonafirmam que são melhores amigos e não houve uma vez, desde 2006, que não se falassem pelo menos uma vez por dia.

A entrada na bolsa de valores

Em 2018 o Spotify estreou na Bolsa de Nova York. Em julho deste ano, a notícia era de que a empresa havia registrado prejuízo líquido de 302 milhões de euros no segundo trimestre de 2023, aumento de 142% nas perdas em comparação a igual período de 2022. 

 

Já as receitas cresceram 10,9% na comparação dos períodos, para 3,17 bilhões de euros. O total de usuários subiu acima do esperado, com índice de 27%, para 551 milhões.

Martin Lorentzon saiu do Spotify?

Lorentzon foi CEO (Chief Executive Officer) no Spotify até 2013. Hoje ele é um dos maiores acionistas da empresa.

 

Desde 2013 até hoje o empresário prioriza projetos pessoais. Ele mantém os papéis da Spotify na carteira, assim como da Cervantes

 

Patrimônio

 

Segundo a revista Forbes, em 2023, a fortuna de Lorentzon estava avaliada em US$ 3,7 bilhões. 

Lições de Martin Lorentzon

Lorentzon priorizou os estudos e pesquisas ao longo da vida, sobre economia, tecnologia e linguagem. Ele deixou a marca do empreendedorismo, principalmente com a criação do Spotify. Lorentzon conseguiu diversificar um modelo de negócios.

Perfil de Martin Lorentzon


Nome CompletoSven Hans Martin Lorentzon
Nascimento01/04/1969
Local de NascimentoSuécia
NacionalidadeSueco
FormaçãoEngenheiro
OcupaçãoEmpresário e investidor
Redes Sociais
Hidrogênio Verde
bwin Mapa do site